Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Fevereiro 25, 2010

Eu dou-lhe um dez e resolvo a questão?

vai-teaosprofessores

Já ouvi colegas gabarem-se que não dão negativas, pois se dão um dez aos alunos estes passam, leia-se deixam de ser um problema, e o mercado com tal nota vai penalizá-los.

Este é mais um exemplo de facilitismo, pois o professor com este comportamento, resolve o seu problema, mas será que resolve o problema do aluno?

Se o aluno continuar a nada fazer é um incentivo a continuar a nada fazer. Contudo, por vezes um dez pode ser um estímulo para o aluno fazer melhor. Mais uma vez, tem que se analisar a situação caso a caso. Logo não dou dez de forma sistemática a quem não o mereça, mas posso dar um dez como incentivo para um aluno que está a melhorar, assinalando este caso.

Quanto ao mercado resolver a situação, se o mercado funcionar e não o factor C, pode ser que o aluno seja penalizado, mas na prática estamos a ter uma nova escala de 10 a 20  e não de 0 a 20, e principalmente estamos a chutar para o lado e a demitirmo-nos de tentar recuperar o aluno seja ele problemático ou somente pouco estudioso.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.