Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Outubro 04, 2012

A batalha contra o facilitismo continua

vai-teaosprofessores

A batalha contra o facilitismo continua, agora com matéria a avaliar nos exames acrescida, com a inclusão da lecionada no 10º e 11º. Acho mal esta medida não ser aplicada só para os alunos que frequentam o atual 10º ano para saberem o que contar. Não sou a favor de alteração das regras a meio do jogo. Além disso, esta não será uma medida tomada para melhorar o rigor das avaliações, mas talvez para diminuir os acessos às universidades, pensando na vertente de redução de custos associada à redução de alunos no ensino superior e a ser assim, não posso deixar de dela discordar, por ser um passo a favor do regresso do elitismo às academias (se o ensino universitário voltar a ser elitista justifica-se o uso das capas e batinas para se diferenciar os doutores dos outros).

A bem da verdade, devo dizer que este ano tenho turmas mais pequenas devido à divisão das turmas em certas disciplinas, mas a verdade é que há colegas a dar aulas para 28 alunos, o que deve ser um enorme desafio. Portanto se houve redução de horários com a nova estrutura curricular e aumento de alunos por turma, o desemprego nos professores não foi pior devido ao desdobramento das turmas em algumas disciplinas. Diz-se que foi um recuo depois de se conhecerem os primeiros números de professores com horários zero...

O que se está a passar com as contratações e com os artifícios das escolas para escolherem os amigos é facilitismo e representa um paradoxo do atual ministro, que por um lado intoduz mais exames e portanto tenta avaliar o mérito por uma bitola comum, mas por outro lado, cria bitolas diferenciadas para a contratação de professores. Aqui há uma cedência ao pior do facilitismo, o compadrio.

Já agora também é compradio a escolha dos professores dos filhos por elementos das direções das escolas.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.