Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Novembro 05, 2013

A reportagem da TVI sobre os colégios particulares

vai-teaosprofessores

A reportagem de ontem da TVI veio por a nu a estratégia de privativação do ensino em Portugal, estratégia essa mais avançada nuns locais do que outros, nomeadamente onde proliferam os colégios privados que são implantados para fazerem concorrência à escola pública e depois são beneficiados na manutenção e alargamento das turmas pagas pelo Estado, enquanto as turmas nas escolas públicas se vão reduzindo. Ou seja, a redução de turmas não se faz para reduzir custos, mas para promover o ensino privado.

Isto é o que hoje já acontece, mas para o futuro pretende-se privatizar algumas escolas públicas, as que tenham melhores edifícios, com a sua entrega a grupos de professores que se vão encarregar da sua gestão, é o que diz a nova legislação sobre o ensino privado e cooperativo, ainda em discussão pública.

Concluindo a agenda deste governo é privatizar a educação o mais possível e manter no público os alunos com dificuldades de aprendizagem, transformando o ensino público num ensino residual de segunda.

Este processo vai-se fazendo por fazes avançando em primeiro lugar os locais onde já existem colégios privados. Depois avançaram os locais só com escolas públicas que verão as melhores delas privatizadas.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.