Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

A escolaridade obrigatória até aos 12 anos

vai-teaosprofessores, 14.01.14

O congresso do CDS veio levantar o debate sobre a pertinência do prolongamento da escolaridade obrigatória após o nono ano. Apesar de não partilhar a ideologia do CDS, antes pelo contrário, poderá haver pontos de acordo com a doutrina social da Igreja, a que o CDS só se cola quando lhe convém, também tenho dúvidas sobre aumento da escolaridade obrigatória até aos 12 anos. 1º porque estamos a impôr, em vez de criar condições para que esta ideia (em teoria correta) seja aceite pela sociedade através de estimulos e do debate de ideias. 2º tenho-me deparado com muitos alunos nos profissionais que frequentam a escola sem vontade, o que resulta em fracos resultados, quando não são passados administrativamente- ou seja, põe-se o problema debaixo do tapete -, problemas disciplinares e excesso de burocracia com os planos de recuperação de faltas. A minha experiência diz-me que fazer da escola «contentor» de certos alunos para os pais não terem problemas com as comissões de proteção de menores é uma solução que traz para a escola mais problemas. Claro que do ponto de vista do emprego de professores mais alunos forçados a estar na escola significa mais horários.

Assim, acho que faz toda a pertinência debater o assunto e mesmo pensar se os recursos empregues com esses alunos não seriam melhor empregues com alunos motivados, mas a precisar de ajuda?