Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Novembro 10, 2010

Os critérios de avaliação de alunos e as suas expectativas

vai-teaosprofessores

Às vezes os blogs servem para fazermos uma catarse em relação a certas situações, a que trago aqui diz respeito à avaliação de alunos numa turma de profissionais, com 60% para testes e 40% para outros critérios. A disciplina que dou é uma disciplina de cálculo e portanto com notas boas e péssimas. O meu espanto foi haver alunos com 3, 4, 5 e 6 que se achavam no direito de passar, porque os «outros critérios são para compensar as notas dos testes». Além disso fui pressionado até à exaustão por um aluno com 7 valores para o passar, com base no argumento que outros 7 passaram.

Estas situações dizem muito sobre as expectativas que os alunos têm do ensino e se o vêem como facilitista não há incentivo para estudarem, ao ponto de revindicarem passar com notas baixíssimas.

Não concordando com a atribuição de percentagens superiores a 10% para os outros critérios, tenho a obrigação de aplicar o decidido pela direcção e CP, mas claro os outros critérios são aplicados não só a favor dos alunos mas também contra quando o civismo, empenho e comportamento do aluno é provocatório e com pouco respeito pelos colegas e professores, como foi o caso do aluno que me pressionou, tendo inclusivamente recebido uma ordem de saída da sala de aula. Depois esses alunos na hora da avaliação não assumem a sua responsabilidade, e como a escola serve de preparação para a vida, temos de os responsabilizar e é o que eu faço não me demitindo desta minha responsabilidade de avaliar com justeza, dentro dos parâmetros que me são estabelecidos, e que tento todos os anos melhorar.