Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 26, 2011

O principal problema da escola pública

vai-teaosprofessores

Estava a ver notícias sobre as movimentações do ensino privado, quando num comentário a uma das notícias se dizia que, a principal diferença entre ensino privado e público estava na existência de 2 ou 3 alunos que perturbavam as aulas, prejudicando todos os outros, na escola pública.

Não sei se esta é a principal deiferença, pois só conheço a escola pública, mas de facto este é um problema e dos mais sérios, na medida em que o ambiente de trabalho fica peturbado e os professores perdem tempo com questões disciplinares, em vez de estarem a ensinar. Este problema existe porque alguns professores se demitem de impôr disciplina, que é um dos factores que maior desgaste provoca aos professores, quando têm de enfretar situações desagradáveis, que roçam o insulto pessoal e temos de o fazer com redobrado controlo emocional, preferindo ignorar os acontecimentos e demitindo-se do seu papel sociológico de reproduzir na escola o funcionamento da sociedade. Depois, os pais ainda se viram contra os professores que tentam fazer trabalhar os ditos alunos, mesmo os pais dos outros alunos. Por fim, há orgãos de gestão que também não se estão para incomodar e preferem não castigar os alunos, deixando os professores combativos abandonados à sua sorte. 

A situação mais grave porque passei foi uma directora de turma ainda incentivar  os alunos a revoltarem-se contra esses professores. Felizmente, nesta situação o executivo da altura apoiou-me e as coisas endireitaram-se e hoje, 2 anos depois, ainda sou professor da turma e os alunos já todos trabalham e não perturbam as aulas.

Concluindo, a existência de ambiente de trabalho frutífero é fundamental nas aulas, e quando vejo alunos a nada fazerem sei que é meio caminho andado para haver problemas disciplinares, pelo que exijo que os alunos passem tudo do quadro para os cadernos e depois faço verificação dos cadernos.