Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 18, 2012

As faltas dos alunos e o facilitismo

vai-teaosprofessores

Tenho atualmente 2 alunos que atingiram o limite de faltas, principalmente por atrasos. Mais uma vez este fato é reflexo de uma visão do predomínio dos direitos sobre os deveres, ou seja de uma visão facilitista da vida. Além disso, os alunos deram 12 faltas quase todas pelos mesmos motivos e não mudaram de comportamento. Ou seja, a sanção quando é inóqua não altera os comportamentos. Chegaram às dez faltas e aí começaram a preocupar-se, mas a inércia de comportamento levou-os a dar mais duas faltas.

Já me disseram que a culpa é minha que sou o único que marco faltas de atraso, acima dos 5 minutos de tolerância e acima dos 10 minutos quando a aula é ao 1º tempo da manhã ou da tarde. Sei que isto não é verdade que pelo menos mais 2 professoresseguem a mesma política de responsabilização dos atos. 

Estes alunos têm agora de se sujeitar a um plano de recuperação, mas o CT só lhes deverá, na minha opinião, dar uma folga de 2 a 3 faltas, que deverão ser perdoadas em contrapartida do plano a ser cumprido com sucesso. Pedagogicamento dá.se mais uma hipótese de os alunos cumprirem as suas obrigações, mas esta deverá ser a última.Senão o professor não tem autoridade...