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CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 25, 2012

A preocupação com a disciplina chegou à direção

vai-teaosprofessores

Vamos ter hoje na minha escola reuniões de partilha, ou seja de professores a partilhar experiências, que têm como tema reforçar a disciplina na sala de aula e fazer os alunos efetivamente trabalhar.

Parabéns Sr. diretor por ir no bom sentido, pois efetivamente esta é para mim a questão central a debater. Durante muitos anos as teorias do "eduquês" tiveram aceitação nos órgãos da escola (liderada por si desde à vários anos) que levaram aos critérios de avaliação com menos peso na parte escolar e mais peso das atitudes, ao desculpar dos casos de não empenho, por serem caos especiais (do âmbito da psicologia?) a compreender, que se tornaram a regra, pois transmitiram ao aluno uma impunidade, traduzida em notas inflacionadas e falta de firmeza com a indisciplina. Tudo isto, acima de tudo traduziu-se em fracos resultados na avaliação de exames quando os alunos os fazem, com honrosas excepções.

Saúdo, pois, o início de um novo paradigma baseado na disciplina e na compensação do trabalho, sabendo que mudar mentalidades não é fácil desejo-lhe perseverança. Espero que esteja à altura das resistências que vai encontrar. 

De fato um dos maiores desafios na sala de aula é pôr os alunos a trabalhar. Para isso é preciso ser-se intolerante com a disciplina, não podendo os alunos comportarem-se na sala como no recreio, isto é estão para trabalhar e devem trabalhar em ambiente propício. Para fazê-los trabalhar, 10% da classificação terá a ver com o empenho e avalio se os alunos fizeram o que mandei fazer. Hoje, verifiquei nos cadernos se os alunos tinham todos feito os exercícios do final do capítulo, depois de ter dado metade das 3 últimas aulas para realizarem esta tarefa. Fazendo isto com regularidade ainda parecem alunos sem terem nada feito...Mas reconheço que o número de alunos que não trabalham tem vindo a diminuir, logo o método tem dado resultado.

Uma atitude mais pró-ativa do professor para fazer os alunos trabalhar exige mais empenho e trabalho ao professor, tem mais trabalhos para ver, em contraste com o deixa andar e está tudo bem quando todos passam e depois, têm-se desilusões com as notas dos exames ...