Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Outubro 03, 2018

A desqualificação dos professores como carreira especial

vai-teaosprofessores

Aparentemente está em curso uma tentativa de alterar a carreira de professores, retirando-lhe o estatuto de carreira especial, como médidos, magistrados e forças de segurança, passando a ter tratamento igual aos técnicos superiores da função pública.

Este estatuto de carreira especial tem a ver com uma carreira específica, com remunerações diferenciadas e com exigências específicas para o acesso à carreira e para pogressão, esquecendo-se muitas vezes os analistas e jornalistas que tratam os assuntos pela rama, de que há um bloqueio nos acessos aos escalões 5 e 7, filtro esse que pode ser superior (e tem sido, mas só se tornou real depois do descongelamento) a 2/3, ou seja, só 1/3 dos docentes em condições de progredir conseguem.

Esta tentativa vai consumar-se se o governo avançar só com a recuperação de um terço do tempo de serviço congelado para efeitos de progressão, equiparando-nos à função pública, o que o governo admite, mas isto é já alterar a carreira docente sem negociação e subrepticiamente. 

Felizmente os sindicatos estão atentos a esta situação e já há denúncias desta situação, ou seja pela via da contagem do tempo de serviço congelado está em curso uma revisão da correira docente procurando equipará-la à da função pública. 

Aproveito este blogue para ajudar a denunciar esta situação que julgo que ainda pouco interiorizada pela classe docente.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.