Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Março 02, 2015

A dívida do PM à segurança social

vai-teaosprofessores

Este é um tema mais político, mas não deixa de ser educacional, porque os governantes deviam ter um discurso coerente com a sua prática governativa e quando não o têm não fazem a pedagogia do exemplo.

De facto a escola não pode procurar fazer um discurso baseado na coerência e no rigor e ser desmentida pela cultura societal e pela prática dos governantes. Neste caso não se pode advogar o primado da lei e depois quando o 1º ministro é apanhado a prevaricar, se tenta desculpar a situação com a prescrição dos factos, com erros do sistema e com o pagamento de algo já prescrito, para consumo público. Não se pode proclamar que há uma justiça para o cidadão comum e outra para os governantes.

A escola é hoje chamada a ter cada vez mais funções sociais, sabendo-se que quando é ensinado aos alunos certos deveres há grande possibilidade de estes cumprirem. Tal como é praticado na religião a idade escolar permite «catequizar» com mais eficiência, talvez porque ainda não desenvolveram o sentido crítico. Mas, não nos esqueçamos que com a idade mais avançada e com o sentido crítico muitas das crenças incutidas podem ser postas em causa quando a sociedade não é coerente com os ensinamentos ministrados.