Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Março 09, 2017

A instabilidade na educação, exceto na gestão.

vai-teaosprofessores

A educação tem vindo a sofrer uma instabilidade devido a que cada governo aparece com as suas próprias ideias que implementa. Daqui resulta a tal instabilidade do sistema educativo. Uns reforçam as disciplinas ditas fundamentais: português e matemática; outros querem reforçar as artes e a interdisciplinariedade; uns querem exames outros querem provas de aferição; uns querem o ensino centrado em competências outros querem conhecimentos.

Mas se na parte curricular há instabilidade, na gestão o modelo neoliberal, de di(ta)retores, que tudo podem e tudo mandam, que anularam a democracia nas escolas e combateram a diversidade de opinião, parece continuar a manter-se com os governos mais à direita e os mais à esquerda, aparecendo aqui um pacto educativo para domesticar os professores e haver um ensino não crítico e que promova a submissão. Parece que aqui o bloco central funciona. A medida de se promover um orçamentozinho participativo é uma gota de água no meio do oceano tempestuoso que promove a submissão e o seguidismo.

Citando Paulo Freire quando a escola não promove o pensamento crítico e a participação democrática e a responsabilização dos eleitos perante os seus eleitores (não orgãos representativos dos eleitores) estamos a falhar no principal objetivo da educação: lançar as bases de um ensino que promova a prática democrática, a diversidade e o confronto de opiniões.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.