Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Dezembro 05, 2016

A nova proposta sobre concursos

vai-teaosprofessores

Foi conhecida na semana passada a proposta do governo para a legislação dos novos concursos. Estas propostas estão a léguas das expetativas e das propostas sindicais, mas era de esperar que tudo o que envolvesse dinheiro, fosse mais difícil de conseguir.

Acho que depois das alterações já feitas daqui para a frente as negociações vão ser muito mais difíceis como esta proposta vem demonstrar. Por outro lado, se considerarmos o que se passou no congresso do PCP, vemos que as reivindicações essenciais são a subida do salário mínimo, a reposição da legislação laboral e a renegociação da dívida pública. Nada foi apresentado em termos de educação, pelo que só podemos esperar modificações daqui para a frente pela luta sindical. Como a educação não aparece nas prioridades será que os sindicatos (leia-se Fenprof) estarão dispostos a ser mais reinvindicativos, indo além de manisfestações e encontros? Esta é a dúvida que se levanta, mas acho que nada de relevante se vai passar.

Concluindo tenho receio que a luta sindical continue adormecida, continuando a nefasta lei de gestão em vigor, não se vai mexer nas aposentações dos professores, havendo daqui para a frente somente uns pequenos ajustes, mas nada de significativo. Espero estar a ser pessimista.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.