Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Abril 07, 2015

A nova reforma da Filândia

vai-teaosprofessores

Está em curso uma reforma educativa na Filândia, de sinal contrário ao da reforma portuguesa. A reforma portuguesa continua a padecer de centralismo, ao impôr aos professores uma série de metas a atingir, várias centenas, ao contrário da Filândia, que dá mais autonomia às escolas ao dar metas menos promenorizadas, permitindo mais opções de escolha das escolas.

Outra diferença é a reforma portuguesa aponta para um ensino compartimentado, enquanto os filandeses apontam para uma maior interdisciplinaridade, onde um tema deve ser abordado de forma complementar entre várias disciplinas. Esta situação implica que os horários não são anuais, como os portugueses, mas variáveis em função do planeamento das matérias a serem lecionados.

De momento limito-me a transmitir a informação, ficando uma avaliação, para mais tarde. Mas desde já se percebe que na Filândia estamos perante uma verdadeira autonomia limitada por um envelope genérico de objetivos comuns, enquanto em Portugal se aposta na descentralização para os municípios, que passam a ser uma outra centralidade para as escolas, que continuaram sem autonomia. Na Filândia confia-se no corpo docente, em Portugal desconfia-se do docente, regulamentando o que ensinar ao pormenor.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.