Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 17, 2018

A parte da socialização na avaliação dos alunos

vai-teaosprofessores

A avaliação dos alunos tem duas componentes, a parte científica relacionada com conteúdos das disciplinas (80%)  e as suas atitudes e valores, a que se chama se socialização dos alunos (20%). 

Como a escola, desde que tem a escolariedade obrigatória, tem alunos que estão «obrigados» nas escolas, há necessidade de intervir mais vezes nos sentido de socializar os alunos, suprindo défices que não foram transmitidos pelas famílias. 

Tudo isto vem a propósito de ter feito uma vigilância de um teste, em que os alunos não se coibiram, logo no início, de falar entre si e de copiar, ignorando a minha presença na sala. Claro que intervim e avisei que o próximo que falasse tinha o teste anulado e com zero por fraude. Ao que me responderam: copiar é fraude? Não é «desenrascanso»?

O teste que estavam a fazer até levantava a questão da mentira implicar a falta de honra. Portanto, os valores terão sido referenciados, nem que seja indiretamente através de textos. 

Portanto, a escola está comprometida com valores e atitudes, mas não pode ser uma ilha isolada na sociedade, a família tem que dar o seu contributo, bem como a sociedade através das suas práticas.

Mas reconheço que se pode fazer mais, porque se a maioria dos professores se empenha em socializar os alunos, reconheço que há colegas que ignoram esta vertente, porque é uma vertente que normalmente dá conflito entre professores e alunos. Nestes casos acho que se demitem de uma função importante do pofessor, mesmo sabendo que o nosso contributo pode ser reduzido e que caberá à família, em primeiro lugar e depois à sociedade, o grosso desse processo de socialização.