Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Junho 02, 2015

A propósito da municipalização da educação: um debate sem princípios.

vai-teaosprofessores

Há quem ande preocupado com  a chamada municipalização da educação. Eu acho este debate uma tentativa de não se discutir o essencial

O essencial sobre a gestão das escolas é que perdemos um modelo de democracia direta e passámos a uma democracia indireta, com os conselhos gerais. Este foi o maior retrocesso na área da gestão democrática depois do 25 de abril. Portanto, se é a câmara ou o conselho geral/diretor que ficam com as competências, não me parece decisivo. Até penso que com a limitação de mandatos camarários, há menos hipótese de perpetuação do poder que com um diretor. Pelo menos as atuais competências ficam mais repartidas...Decisivo era discutir-se se a eleição do diretor deve ser direta ou concursal.

Um dos argumentos muito utilizados é que as autarquias vão controlar 25% das contratações. Ora, parece também que nos esquecemos das contratações de escola e seus critérios especiais..., que desvirtuam a graduação dos professores

Parece que esta medida sem mecher em nada substantivo só vai alterar alguns lóbies instalados e só assim se explica esta agitação que se vive.

Concluindo, no debate atual, não se discutem princípios, nomeadamente democráticos, mas quem fica com o poder, se os diretores se a câmara.