Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

A propósito de alunos problemáticos.

vai-teaosprofessores, 30.03.17

Foi notícia esta semana um aluno do 2º ciclo que provocava terror na escola, aparetemente o caso arrastar-se-ia há dois anos.

Em primeiro lugar a indisciplina perturba a atividade pedagógica, como algumas mães das vítimas tetemunharam havia alunos a baixar as classificações.

Quando a indisciplina é associada ao bulling as vítimas tendem a afastar-se da própria escola, como também foi testemunhado com algumas das vítimas a não quererem ir para a escola.

Perante isto o que a autoridade escolar fez, não se sabe, mas pelos vistos o caso tem-se vindo a arrastar. Há aqui uma falha desta autoridade, ao não defender as vítimas da continuação desta situação, conforme o poder que lhe é dado. Os prejuízos já causados por esta situação podem ser de difícil resolução ou irreparáveis, quer ao nível psicológico, quer ao nível do aproveitamento escolar.

Nota final, uma das mães entrevistada punha o problema com clareza, o que pretendia era ajudar esse aluno a superar a sua situação e não transferi-lo de escola, mas não encontrava interlucotores quer na parentalidade quer na direção da escola, queixava-se.

Acho estranho os superpoderosos diretores não esclarecerem a comunicação social e o país do que fazem perante estas situações, dizendo que preferem uma solução interna sem ruído social, que afinal não conseguiram evitar. Ter o poder e nem sequer dar explicações das ações e omissões é um tique dos que se consideram acima da sociedade e donos dos seus quintais.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.