Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 18, 2017

A questão da mudança da lei de gestão.

vai-teaosprofessores

Eu sei que na atualidade os temas são os concursos e os manuais, não digo que não sejam importantes, mas não os acompanho porque o tema mais importante é o modelo de gestão. Até acho que não foi por acaso que o tema dos manuais saltou agora para a ribalta, porque aparentemente interessa mais à maioria dos pais.

Já num post anterior apresentei a diferença da vivência democrática entre os dois modelos de gestão e uma das causas da maior vivência democrática julgo ser o poder estar na escola, com eleições diretas por classes, docentes, discentes, funcionários e pais. Assim, todos sentiam que podiam intervir/participar na vida da escola. Com o novo modelo de gestão o poder passou a estar num orgão cuja maioria está fora da escola, pelo que não participa no dia a dia e não sabe o que se passa! Lembro-me de ter dialogado com um membro da comunidade com acento no Conselho Geral e ele comentar que a escola era muito boa, porque havia muitas atividades culturais à sexta-feira à noite. Quando lhe perguntei qual a posição nos rankings, se o ensino era de qualidade, se os pais escolhiam esta escola, pois havia outra no mesmo concelho, portanto perguntas pertimentes para avaliar os resultados de uma escola, não sabia de nada!

Concluindo o não funcionamento na promoção da cidadania e da democracia do atual modelo de gestão está no facto da maioria de quem decide não acompanha o dia a dia das escolas e é isto que tem de mudar.