Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Dezembro 23, 2016

A questão dos rankings

vai-teaosprofessores

Aproveito para desejar bom natal e ano novo próspero aos leitores deste blog.

Todos os anos voltamos à questão dos rankings das escolas. As conclusões já são conhecidas:

* as escolas privadas lideram;

* as escolas privadas só recebem os alunos com capital, o que não acontece nas escolas públicas, que recebem todos os alunos, apesar de algumas também terem estratégias para selecionar alunos, principalmente nas grandes cidades.

* as escolas privadas também têm discrepâncias entre as notas internas e os exames, como acontece nas escolas públicas e esta discrepância traduz o peso de outros critérios na avaliação, incluindo estratégias para amortecer os resultados menos bons nos exames;

*apareceu um novo ranking que mede a evolução do aluno, o que é positivo, na medida em que mede o acompanhamento dos alunos pela escola ao longo de um ciclo. Este parâmetro traduz um apoio individualizado extra para alguns casos e a evolução dos alunos face aos resultados no ciclo anterior e verifica se o aluno manteve, progrediu ou regrediu. A canalização de recursos humanos para atividades de apoio produtivas e eficazes é aqui medida e neste ranking vemos escolas do interior obter bons resultados.

Concluindo, aceito os rankings como instrumentos de apoio à tomada de decisões e este ano estão mais ricos, com o novo indicador de progressão, mas é preciso sempre contextualizar os resultados tendo em conta o contexto social e económico dos alunos que frequentam a escola.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.