Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 21, 2016

A socialização na sala de aula

vai-teaosprofessores

Entre escrever sobre a reposição da graduação profissional na totalidade dos concursos e o concreto, digo experiências vivênciadas no dia a dia escolho esta segunda, sem deixar de apioar a primeira.

Estou a dar aulas numa sala de informática sobre um programa informático e tenho tido conflitos com os alunos que acham que enquanto esperam por novas instruções podem ir para o outras áreas como o facebook, google, etc. De momento limito-me a fechar os respetivos computadores, mas já avisei que de futuro serão enviados para a biblioteca, porque quem manda é o professor e na sala é para se trabalhar, até a matéria planeada ser dada e o professor não pode ir logo ajudar um determinado aluno, pois tem mais alunos. Saber esperar é uma virtude e cumprir regras também.

Outro caso é os alunos acharem que tudo podem fazer na aula. A aula para funcionar tem regras, pois a vida em sociedade implica normas de conduta. Ora, um aluno entrou na aula a comer, foi-lhe dito que não podia comer e dirigiu-se para fora da sala para acabar de comer, mas sem pedir autorização. O professor questionou-o sobre se devia sair da aula sem pedir autorização e o aluno abandonou a aula e não voltou. Este episódio é demonstrativo da falta de regras na convivência social e da falta de respeito para com os professores, achando os alunos que podem fazer o que querem.

Contaram-me que há mesmo alunos que quando apertados pelo professor dizem para os professores terem cuidado e os passarem porque senão ficam sem alunos e sem emprego. Isto é chantagem sobre o professor.

Concluindo, por diversas razões é cada vez mais difícil manter a autoridade do professor e socializar os estudantes.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.