Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 23, 2017

A utilização dos telemóveis na sala de aula

vai-teaosprofessores

A maior parte dos problemas de indisciplina que tenho está relacionada com o uso indevido do telemóvel na sala de aula. Assim, resolvi dar um passo em frente e aceitar o seu uso, como forma de ir ao encontro dos hábitos dos alunos. Está na hora de fazer um balanço deste passo.

Eu tenho permitido que os alunos usem o telemóvel para efetuar calculos e para ouvirem música, quando estão a desenvolver tarefas. Trouxe o telemóvel para dentro da aula, permitindo que também se façam pesquisas sobre temas, quando a rede de WI~Fi aguenta. 

O balanço que faço é que os casos de uso indevido do telemóvel tendem a aumentar, em relação ao impedimento do seu uso, porque uma maioria de alunos não resiste a usá-los para enviar mensagens, ou ir ao facebook fazer likes.  A possibilidade de usar o telemóvel aumenta as transgressões, porque os alunos não resistem a dar uma escapadinha na internet.

Porque é que isto acontece, julgo que pela adição que tal objeto provoca em relação a determinados usos e controlo emocional para se fazer o que se deve e não o que se quer.

Mais, cria-se um circulo vicioso em que os alunos não trazem as calculadoras, mesmo nos testes, para forçarem o uso do telemóvel (claro que nos testes não os usam, mas tentam).

Concluindo, a permissam do uso do telemóvel aumenta o seu uso indevido, por os alunos não resistirem a certas utilizações, mas sem permitir o seu uso não resolvem os exercícios, pelo que tenho permitido que os utilizem, mas ao mesmo tempo aumento a vigilância para o seu uso indevindo, penalizando-os durante 15 minutos sem telemóvel ou meia hora se são reincidentes.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.