Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Fevereiro 06, 2015

As políticas deste governo são desumanas

vai-teaosprofessores

O que se passa na saúde, com as mortes nas urgências, com os casos da hepatite C, em que morreram pessoas por falta de tratamento são situações desumanas. Infelizmente tudo o que tem a ver com a vida/morte tem mais impacto mediático e as pessoas prestaram atenção. Estes factos vieram colocar a política de austeridade como uma política desumana e todos o perceberam.

Mas, antes já se tinha passado políticas desumanas na educação com os casos dos alunos com NEE, que deixaram de ser apoiados, e mais recentemente, com a falta de pagamento aos professores de música, com dramas familiares graves. Claro que o impacto mediático da educação é menor, por não envolver o risco de morte.

O denominador comum destas situações são os cortes cegos que este governo tem feito, em vez de promover uma reforma coerente das funções do Estado, a chamada política de austeridade.

Com a vitória do Syrisa na Grécia esta política passa a ter um contraponto ideológico, que vai tornar as opções políticas mais transparentes, fungindo-se àquela ideia de que não havia alternativa à austeridade.