Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Novembro 16, 2015

Atitude de alguns alunos em cursos profissionais

vai-teaosprofessores

Mesmo na escola nova a atitude dos alunos nos cursos profissionais continua a ser igual ao que testesmunhei no passado, como aqui já escrevi.

A atitude é de nada fazer e na expetativa de conseguir um dez para ir fazendo os módulos. Tenho meia dúzia de alunos deste tipo, mas neste caso, felizmente, não causam problemas disciplinares. Mas há aqui uma expetativa de conseguirem sucesso sem nada trabalharem. Dizem-me que esta atitude também já aparece no curso geral de humanidades. Esta expetativa foi criada no seu passado e aqui é que está o problema, houve alguém no passado que lhes permitiu criar estas expetativas.

As aulas com estes alunos são cansativas, uma vez que faço um esforço para fazerem alguma coisa e é frustante os resultados deste esforço serem quase nulos. Seria mais comodo fingir que nada se passa, mas desde uma pressão para trabalharem, mudá-los de lugar, falar alto para mexer com o seu conforto, não deixá-los sair da sala se nada fizeram, ou outras regalias que o professor pode dar (quando o solicitam). Além de que me interrompem o raciocíneo amiúde o que me dificulta a concentração e a apresentação da matéria com as interrupções.

Concluindo, a escola é cada vez mais um depósito de alunos, obrigados a ir à escola, sem motivação para os estudos, o que torna mais difícil o ser-se professor nos dias que correm.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.