Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 30, 2019

Balanço da experiência com o 10º ano

vai-teaosprofessores

Depois de um interregno de alguns anos voltei a lecionar um 10º ano.Foi uma decisão ponderada para fazer um trabalho de fundo durante 3 anos com os mesmos alunos, em cursos profissionais que têm tido turmas problemáticas. Antes apanhava-os só no 12º ano porque ninguém queria dar uma dada matéria e sobrava para mim, que não me importava.

No primeiro período houve uma luta para os fazer perceber que havia regras a cumprir e alguns deles influenciados pelos alunos do 11º e 12º ano tentavam repetir os erros dos colegas mais velhos, como não estar atentos nas aulas, chegar atrasados sistematicamente, comportarem-se nas aulas como num café. Com o fim do primeiro módulo houve quatro alunos sem aproveitamento, um deles fez a recuperação com sucesso. Alguns destes alunos tiveram de recuperar faltas injustificadas na biblioteca (devido a atrasos significativos) e nos casos de indisciplina e má educação houve a devida participação de ocorrência com conhecimento aos encarregados de educação pela DT.

Ao fim de um mês de aulas no segundo período já se nota aproveitamento em todos os alunos, num outro módulo, não há faltas injustificadas e atrasos e não há ocorrências disciplinares.

Cumprindo a legislação em vigor mas não deixando de haver consequências para as atitudes sancionáveis, acho que a minha aposta foi ganha e esta turma vai deixar de ter a má fama que as turmas dos alunos mais adiantados têm.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.