Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Outubro 14, 2014

Continuam os problemas na educação porque se menospreza os professores

vai-teaosprofessores

Fazendo uma crónica do que se passa na minha escola, ainda há professores por colocar, em matemática para só referir as disciplinas estratégicas.

Depois há casos de professores que se apresentam por alguns dias e depois optam por outra escola, julgo que se desligaram de um horário que era provisório, por o professor titular estar doente, optando por um horário anual, mesmo que incompleto.

Mas como já referi em post anterior foi a tentativa de dar poder de escolha às direções nas escolas com autonomia, dos professores a contratar, que criou o maior problema e esta opção é política e não técnica.

O que está por trás desta opção política, sem dúvida a tentativa de enfranquecer a Fenprof, e a ideologia da municipalização da educação. A tentativa de enfraquecer a Fenprof consubstancia uma visão da educação em que se menospreza o papel dos professores como parceiros estratégicos na educação. É uma visão da educação imposta de cima para baixo em que os professores são meros instrumentos dos visionários no poder. Mas os professores têm mostrado que não prescindem dos seus papéis de atores sociais. A municipalização da educação aparece como uma via para se reforçar os compadrios locais, desejada pelo poder local e pelos diretores.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.