Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Abril 12, 2016

Está em debate a redução do número de alunos

vai-teaosprofessores

Tudo o que seja melhorar as condições de ensino facultará mais oportunidades aos alunos que delas necessitam, pelo que medindo as melhorias pelo que a escola faculta aos alunos mais carenciados (economicamente ou culturalmente ou psicologicamente), esta é uma política que apoio.

Já em artigo anterior relacionámos esta medida com a questão da indisciplina, mas para além da indisciplina, haverá sempre mais espaço para o acompanhamento de todos alunos, aproximando-nos do ideal de ensino no que toca à aprendizagem, que é a possibilidade de acompanhamento individualizado. Hoje dedico muito tempo aos alunos com NEE, talvez deixando mais desacompanhdos alunos com notas positivas, que podiam melhorar, mas o termpo é limitado e temos de escolher como usar o tempo que me resta.

Contudo, sejamos realistas, as condições financeiras do país, ainda não dão margem de manobra para se investir mais na educação e reduzir o número de alunos custará bastantes recursos financeiros. O mais correto será programar este investimento para se realizar em vários anos começando-se pelo básico. Mas alguma coisa se pode fazer que é usar melhor os recursos e neste caso retirar recursos ao setor privado (a propósito do orçamento de 2016 verificou-se o privado foi o único que cresceu) para esta finalidade é introduzir mais justiça social na despesa de educação evitando-se duplicar recursos para alunos que podem pagar a sua educação e usá-los nos alunos que efetivamente precisam destes recursos.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.