Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Janeiro 23, 2019

Introduzir «as questões de aula» na avaliação

vai-teaosprofessores

A avaliação estava, no passado, centrada nos testes, que incidiam sobre um volume grande de matéria. Uma forma possível de melhorar os resultados, sem entrar no facilitismo, é ter mais momentos de avaliação, que incidam sobre muito menos matéria e além disso, permite fazer a avaliação logo depois da matéria explicada, não havendo desfasamentos entre o ensino e a avaliação. Uma forma de concretizar esta estratégia é implementar as questões de aula.

Fi-lo agora de forma sistemática e já posso fazer uma avaliação dos resultados. Houve 8 negativas em 29 alunos, 27%. Portanto, os resultados não foram famosos ao nível das negativas, mas as notas foram mais altas nas positivas, tendo havido uma subida da média da turma.

Concluindo, o aluno que acompanha a matéria sobe as médias, mas o aluno desinteressado continua a não se empenhar, o que parece deslocar o problema para a motivação do aluno que é um obstáculo à mudança de estratégia do professor.