Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Novembro 30, 2016

Melhoria de resultados em contexto de comparações internacionais

vai-teaosprofessores

Foram divulgados os resultados da avaliação aos alunos de uma série de países alvos de um mesmo teste e os resultados dos alunos portugueses, quer no 4º ano, quer no 12º ano apresentam melhorias, excetuando ciências do 4º ano, mas mesmo uma análise mais longa mostra também uma evolução nesta disciplina.

A análise destes resultados deve realçar, que em primeiro lugar, estes resultados resultam da ação do anterior governo não deste, refletindo a opção política de investir mais tempo na matemática (e no português), o que prova que com os mesmos professores e os alunos com o mesmo contexto socioeconómico, se consegue melhor com mais recursos, neste caso tempo dedicado a algumas matérias. Como as horas do semanário horário continuaram as mesmas, as outras disciplinas ficaram com menos tempo e os resultados, sem serem maus, ressentiram-se a ciências.

Esta conclusão deve fazer o governo avançar para a redução do número de alunos por turma, que permite também aumentar o tempo dedicado pelo professor aos alunos, particularmente aos que têm mais dificuldades, o que extrapolando este resultado, significará uam melhoria também nas aprendizagens. 

Concluindo o nó górdio da melhoria dos resultados encontra-se na sala de aula e resulta de dedicar mais tempo às disciplinas nucleares e mais tempo aos alunos que apresentam mais dificuldades. Esta é a minha receita na prática letiva e também notei retrocesso de alguns alunos quando uma disciplina técnica que leciono só desdobrou metade das horas em relação ao ano anterior.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.