Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Fevereiro 15, 2018

O grau zero da indisciplina

vai-teaosprofessores

Soube que aconteceu numa turma do profissional o grau zero da indisciplina, que é quando um aluno se recusa a sair da sala quando o professor o manda sair por motivo de indisciplina. Já passei por uma situação semelhante e a nossa (dos professores) frustação é tremenda e é difícil mantermos a calma, quando a nossa autoridade é posta em causa. 

Uma situação destas faz-nos perder a aula, pois a situação perturba a aula, acabando por se perder esse tempo ou bloco em termos de trabalho com os alunos. Os alunos não envolvidos nestas situações também saem prejudicados porque deixam de ter esse tempo letivo, quer porque o professor deixa de estar em condições de dar a aula, quer porque os outros alunos estão excitados.

A frustação é maior quando a direção não reage a uma situação destas e este comportamento fica sem castigo, minando ainda mais a autoridade do professor, que fica sózinho entregue às feras. 

Esta é uma situação que contribui muito para o burnout, pois dar aulas a uma turma em que não somos respeitados provoca um grande desgaste psicológico. O professor que gosta de dar aulas, mesmo sabendo que há alunos que continuam a merecer o seu esforço, fica desmotivado. Depois surgem os atestados, os alunos ficam sem aulas até haver substituição do professor.

Como já defendi, a indisciplina é o cancro que mina o ambiente de trabalho na sala de aula e é mau para todos.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.