Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Dezembro 05, 2017

O problemática da indisciplina

vai-teaosprofessores

Como tenho escrito algumas vezes, constato que algumas escolas públicas têm dificuldades em resolver esta chaga, enquanto nas escolas privadas parece que o problema é tratado com sucesso.

A indisciplina é um fator que impede o normal funcionamento da sala de aula, ao fazer o professor gastar tempo e energia a resolver os problemas de indisciplina, tempo e energias que deviam ser usados para transmitir ou consolidar conhecimentos. Os mais prejudicados são os alunos que querem aprender e não aprendem porque o professor se desvia da sua missão de ensinar para lidar com alunos indisciplinados.

Este problema devia ser um problema prioritário da direção, mas muitas vezes é somente tratado pelos diretores de turma, umas vezes por omissão outras por delegação de competências. Acho, contudo, que pelo menos os casos mais graves deveriam ser acompanhados pela direção para haver um poder institucional reforçado. As direções que se empenham e consideram este aspeto prioritário na sua ação, acabam por conseguir resultados positivos. Dentro das ações que se podem tomar para tratar da indisciplina, tenho de realçar que a medida de realizar trabalhos comunitários parece-me a mais eficaz, pelo realce social que provoca, mas há muita resistência a ser usada, quer por parte de algumas direções, quer por oposição dos encarregados de educação, que não querem ver os seus educandos a varrer pavilhões, a limpar vidros ou a ajudar nas cantinas e bares. Mas este mal é um problema societário, pois os tribunais também só marginalmente aplicam este tipo de penas e naturalmente a escola reflete a sociedade.

Concluindo, a indisciplina é o que numa escola mais pode prejudicar a aprendizagem e os alunos empenhados em aprender, pelo que este problema devia ser central e prioritário nas ações das direções.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.