Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Março 07, 2017

O uso dos telemóveis na sala de aula

vai-teaosprofessores

Tenho permitido o uso dos telemóveis na sala de aula, quer para os alunos fazerem contas, funcionando como calculadoras, quer como prémio aos alunos que tenham realizado com sucesso o trabalho pedido, o que pressupõe que mostrem o trabalho antes de poderem usar o telemóvel. 

Como sabemos bastantes alunos estão viciados no uso dos telemóveis, pelo que estando a trabalhar lá vão mandando umas mensagens, alguns já foram apanhados a jogar. Reagia a estas situações tirando-lhes o telemóvel que ficava numa secretária até ao fim da aula.

Mas na semana passada aconteceu que um aluno, todo orgulhoso, me mostrou um vídeo feito numa aula não identificada sobre o comportamento dos colegas, em que um aluno se levantou e fazer uma cena para animar o vídeo em plena aula. Esta situação demonstra que os alunos não têm responsabilidade no uso dos telemóveis, tendo a ousadia de mostrar a um professor que filmavam parte aulas e onde se faziam perfomances para aparecerem no vídeo.

Em face disto conclui que como os alunos com o telemóvel à mercê não têm filtros do que podem fazer, pondo em causa os professores, entendi que não permitirei mais os telemóveis na sala de aula.

Além disso avisei que se usasem a minha imagem na internet estariam sujeitos a um processo, pois já todos têm mais de 16 anos. Concluindo, acho lamentável termos chegado a este ponto, mas a falta de consciência social e o seu vício no uso do telemóvel, levou-me a uma proibição radical, com prejuízo de termos aulas mais descontraídas, mas há sempre alguém que não conhece os limites e pensa que tudo o que fazem entre colegas se pode fazer sempre.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.