Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Março 01, 2016

OE 2016 na especialidade: uma nova visão dos problemas da educação

vai-teaosprofessores

Na audição do ministro da educação na AR foi apresentada uma nova análise do orçamento para 2016 em que se compara o orçamentado com o executado em 2015 e deste cotejo aparecem possibilidades reais de se melhorar a educação. Nesta perspetiva não haverá diminuição dos gastos em educação.

A ser verdade a conclusão a que se chega é que no governo anterior os cortes foram maiores que o orçamentado, pois só assim se explica uma execução orçamental muito abaixo em 5% do programado. Foi sempre a cortar no anterior governo no setor da educação, excepto para os contratos com o privado.

Outra boa notícias é o alargamento da educação pré-escolar a apartir dos 3 anos e o estudo de várias situações como a efetivação dos contratados com mais de 3 anos seguidos de contrato e o estudo da redução de alunos por turma. A limitação orçamental ainda em vigor imposta pelo pagamento da dívida, que representa 8 mil milhões em juros, impõe algumas cautelas nas soluções possíveis, mas acho positivo os assuntos serem estudados, além de que a pressão dos parceiros da coligação fora do governo garantem o empenho na procura de soluções e que estas comissões não sejam outra forma de se adiar problemas.

Mas como venho defendendo a mudança de exames para as provas de aferição só faz sentido se houver disponibilidade de se apoiar os alunos com fracos resultados nessas provas. Ora neste campo a solução pode ser encontrada na reformulação dos critérios para atribuição dos créditos horários, que também foi anunciada.

Concluindo a discussão do OE na especialidade esclareceu-me bastante sobre políticas educativas e tirou-me algumas dúvidas que tinha do documento na generalidade, falta passar à práticas estas boas políticas.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.