Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Fevereiro 16, 2017

Os objetivos do ensino não universitário e as áreas de competência

vai-teaosprofessores

Uma vez resolvida a questão dos concursos, eis que o ministério avança com conceitos para se desenvolver o ensino básico e secundário.

Acho bem que haja objetivos para o ensino, criando para o ensino não superior uma identidade própria e não mero ponto de acesso ao superior. Sendo a ideia boa, os objetivos podem ser vários, mas o ensencial é saber como se vão operacionalizar e aqui o jogo ainda não foi aberto.Aguardemos...

As áreas de competência também me parece uma boa ideia, mas o essencial é saber como se vão concretizar, o que também ainda não está claro. Chamo a tenção para o alerta de Guinote no seu blog, o meu quintal, para a possibilidade de tudo isto isto ser um meio para desvalorizar a disciplina de história. Como já referi aguardamos pela sua concretização prática, mas desde logo se reflete que estas mudanças não devem implicar mais verbas, pois se não as há para reduzir os alunos por turma, mudança que daria mais tempo aos professores para individualizar o ensino, o que se vai fazer é reafetar recursos e isto só se perceberá como quando estas ideias forem operacionalizadas.

Concluindo, as ideias são boas, vejamos o que vai acontecer na prática!