Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Maio 25, 2017

Os turistas das escolas

vai-teaosprofessores

Tenho no final do ano feito recuperação de módulos aos alunos, conforme alteração recente ao regulamento interno, em que no final do ano se aproveitam os dias para tentar recuperar módulos atrasados (profissionais). A ideia é ótima, pois aproveita-se um intervalo de tempo disponível até ao fim do período, depois das aulas acabarem, para dar uma oportunidade aos alunos com módulos em atraso.

Esta boa intenção está, contudo, na prática, a ter fracos resultados, porque os alunos continuam a não estudar. Passo a explicar, mesmo voltando a repetir a matéria, agora em jeito de explicações personalizadas, os alunos (grande parte) continua à espera que as coisas lhe caiam do céu, não despendendo qualquer esforço para aprenderem. Há turmas em que ao fim de 3 recuperações só aproveitaram um ou dois alunos, mesmo repetindo os testes. Mas a grande maioria são o que eu chamo de turistas, só vão à escola sem se esforçarem, porque são obrigados e porque é uma oportunidade para conviverem com colegas.

Recuso-me a facilitar mais do que já faço por respeito ao esforço que os alunos com aproveitamento tiveram de despender. Portanto, por respeito pelo que se esforçaram e tembém por uma ética profissional de justiça e tratamento igual dos alunos, quem não se esforçar não passa. 

Concluindo, o esforço da escola ao criar uma época em que os alunos têm apoio para recuperar módulos e do esforço do professor que até dá quase explicações, não tem recompensa com o empenhamento dos alunos. Outros há mesmo que nem o apoio querem ter e nem sequer tentar fazer os testes de recuperação. Para quem não quer nada se pode fazer, nem impondo a frequência obrigatória da escola.