Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Março 23, 2015

Quando o acessório se sobrepõe ao essencial.

vai-teaosprofessores

Imaginemos que uma escola tem à sua disposição algum dinheiro para investir em equipamentos, quer porque conseguiu poupanças, quer porque foi apoiada sob a lei do mecenato.

Imaginemos que está em cima da mesa gastar esse dinheiro num piano ou em computadores. O piano vai apoiar as atividades extracurriculares e os computadores vão aumentar a oferta de salas com equipamento informático, onde se registam estrangulamentos - mesmo que pontuais - no acesso das turmas de um ensino com apoio de material informático.

Imaginemos que quem decide opta pelo piano e promove uma agenda cultural riquissíma que chama a atenção da comunidade e pode servir de trampolim para voos mais altos.

Neste caso a escola faz uma opção por algo que não é a principal tarefa da educação e que pode dar frutos a nível pessoal do dirigente, em deterimento de reforçar algo mais relacionado com o «core business» da educação, dar condições de trabalho aos alunos e professores,  talvez sem qualquer visibilidade na comunidade.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.