Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Outubro 07, 2014

UM COMEÇO DE ANO (A)NORMAL

vai-teaosprofessores

Depois do nosso primeiro e seu adjunto para a educação, o Sr. Crato, anunciarem um ano normal na abertura do ano letivo lá para os lados de Viseu, os factos vieram demonstrar que houve uma abertura de ano letivo ANORMAL como já não se via nos últimos anos, se a memória não me falha, hà mais de uma década.

Quando se quer dar autonomia pela porta do cavalo, que é o que se passa com os recrutamentos para as escolas com autonomia, criam-se mecanismos que não são carne, transparentes ou seja baseados na graduação profissional, nem peixe, com autonomia, uma vez que para se introduzir essa «autonomia» cria-se um hibrído de graduação profissional com um inquérito, que nem sequer pode ser confirmado nas respostas dadas, ainda por cima mal operacionalizado pelas estruturas centrais.

Caros governantes sempre ouvi dizer que experimentar só nos é permitido enquanto crianças, mas os adultos têm que ter bom senso e aplicar situações já testadas, ou proceder a experiências controladas...

Estou solidário com a necessidade de se ressarcir os professores vítimas deste processo, porque embarcaram em despesas baseados na boa fé das pessoas e das instiuições - de mudança de residência. Havendo boa vontade política podem e devem ser indemnizadas sem recurso aos tribunais, sob pena de quem é responsável fugir às consequências dos seus atos, o que ainda vai minar mais a confiança dos cidadãos na classe política.