Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Outubro 03, 2016

Um comentário sobre o investimento em escolas: da parque escolar aos dias de hoje

vai-teaosprofessores

Já trabalhei numa escola da parque escolar e agora trabalho numa escola a precisar de obras. Na escola construída pela parque escolar, foram gastos 18 milhões de euros, enquanto na escola atual foi protocolada uma requalificação de 4 milhões de euros, cerca de 25 % do que foi gasto na obra da parque escolar. As necessidades atuais das escolas dizem respeito a haver salas específicas para certos cursos profissionais, como cozinha e mecânica e maior investimento em informática (incluindo sala para os professores trabalharem), para permitir nos profissionais, pelo menos nas disciplinas técnicas, que se lecionem aulas mais práticas. Pontualmente, algumas escolas precisam de mais laboratórios para os cursos de seguimento de estudos.

Vejamos na escola da parque escolar, para além de não se andar fora do edifício entre os blocos, foram construídas salas para mecânica e uma cozinha de apoio aos cursos de cozinha. Mas se o curso de cozinha continuou, o de mecânica deixou de ter alunos e lá temos nós uma sala com fossa, sem utilização. A programação dos cursos a abrir não está a levar em conta as infra estruturas criadas! Também nessa escola as salas informatizadas estão aquém das necessidades para se ministrar aulas nos profissionais mais práticas, além de que o curso de comércio continuou sem sala onde se pudesse simular o funcionamento de uma loja, onde os alunos pudessem praticar o atendimento.

Sobre a escola a requalificar as necessidades são programar salas que permitam abrir cursos profissionais de qualidade e com infra estruturas adequadas, o aumento da oferta de salas informatizadas, que permitam lecionar disciplinas técnicas dos cursos profissionais com um ensino mais prático, isto é, baseado no aprender fazendo em vez de um ensino mais teórico. Além do mais, se se exige no final do ano uma PAP aos alunos, estes devem poder praticar a feitura de trabalhos semelhantes aos exigidos na PAP ao longo do curso.

Sobre as condições de trabalho dos professores, a escola da parque escolar oferece condições muito boas enquanto na escola a requalificar temos uma sala de trabalho com 4 computadores e uma sala de diretores de turma com 2, claramente insuficientes para haver condições de trabalho adequadas.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.