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CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

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Uma aula com alunos indisciplinados

vai-teaosprofessores, 16.10.19

Aqui vai o resumo de uma aula pouco produtiva. O professor chega 3 minutos depois do toque, só 1/3 dos alunos está já à espera do professor. Os outros vão chegando a conta-gotas, os últimos apareceram já passava 15 minutos depois do toque. A partir dos 5 minutos o professor anuncia aos alunos atrasados que será marcada uma falta de atraso (a cada 3 destas faltas corresponde uma falta de presença). A partir dos 10 minutos o professor anuncia aos alunos atrasados que terão falta de presença. A aula arrancou aos solavancos e sempre a ser interrompida, o que não permite que haja ambiente de trabalho e concentração.

Depois há vários incidentes disciplinares, há alunos apanhados ao telemóvel, há alunos a conversar, tudo isto obriga o professor a interromper o assunto da aula e a tratar destes incidentes. Um dos alunos é apanhado uma segunda vez ao telemóvel e o professor manda o aluno para a biblioteca, seguindo o regulamento interno, pelo que sai da sala para chamar a auxiliar educativa para acompanhar o aluno e escrever num papel o motivo da ordem de saída da sala de aula e que trabalho deve o aluno fazer na biblioteca, onde um professor, de serviço na biblioteca, vai fazê-lo cumprir a atividade.

Aqui duas coisas podem acontecer, ou o aluno vai para a biblioteca ou recusa-se a ir, como algumas vezes acontece e a funcionária regressa à sala de aula para comunicar que o aluno se recusou a cumprir a tarefa, o que deverá dar origem a uma participação disciplinar grave, que vai originar um conselho de turma para propor à direção uma medida disciplinar. As ordens de saída da sala de aula só ao fim de 3 dão origem a processo disciplinar.

Com isto já passaram 2/3 do tempo de aula (50 minutos), o professor queria dar um dado tema e não conseguiu, o planeamento ficou comprometido. Para o último terço estava previsto a resolução de exercícios. O professor decide avançar para o exercício e explicar como resolvê-lo, quando devia ter dado oportunidade aos alunos de tentarem a sua resolução, num processo construtivista, mas não teve tempo.

Concluindo, a indisciplina mina o processo de ensino / aprendizagem, prejudicando o decorrer da aula e acima de tudo os alunos que querem aprender. Depois existe uma imensa burocracia de papelada a preencher, alguma durante a aula e outra depois se a situação for grave, neste último caso vai ser convocado um CT e vai-se discutir medidas disciplinares, sabendo nós que enviar alguém para casa com suspensão de dias é um prémio para o aluno, que se vai vangloriar de não ir à escola, havendo inúmeras dificuldades em implementar outro tipo de medida, como trabalho comunitário, que deve ter a concordância dos pais e da direção, que alega não ter funcionários para acompanhar os alunos castigados.