Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Dezembro 22, 2015

Uma esperança de Natal e Ano Novo

vai-teaosprofessores

Um novo ano se aproxima e depois de uma legislatura em que os professores foram «o cepo das marradas» do anterior governo, encaro o novo ciclo com esperança, pois para já está garantida a reversão dos salários, mas espera-se melhorias como concursos mais justos, novo modelo de gestão, um novo enquadramento para a reforma dos professores, para me referir às mais importantes.

O atual sistema de gestão parece-me um dos pontos em que tenho esperança que algo mude, pensando nos programas do BE e PCP, mas olhando para o PS e com desconhecimento do pensamento do ministro da educação, tenho dúvidas se alguma coisa vai acontecer, pois em caso de discordia entre os partidos fica tudo na mesma. Sou contra este modelo de gestão porque dele resultou um modelo mais musculado, com muito poder concentrado na Diretor, o que tem aumentado o compradio e caciquismo nas escolas.

Reparem que nada digo sobre a avaliação de professores, porque de facto este assunto não tem influenciado o funcionamento das escolas, com os escalões congelados e o modelo é relativamente inóquo, a não ser como afunilamento das carreiras.

Concluindo, tenhamoss alguma esperança, mas sejamos realistas pois do PS não há sinais de que vá descolar das suas anteriores posições, mais convergentes com a direita do que com a esquerda, nomeadamente no que respeita ao modelo de gestão, que de momento garante uma escola controlada em vez de uma escola democrática e participativa.