Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

CONTRAOFACILITISMO

Blog para debater ideias que recusem o facilitismo em educação.

Novembro 09, 2015

Uma nova escola

vai-teaosprofessores

Comecei em setembro as atividades letivas numa nova escola, que mantem as suas velhas instalações. Este foi o motivo de alguns meses de ausência, nesta minha escrita, porque não queria escrever sobre a nova realidade sem a perceber. Mesmo ainda sem a compreender razoavelmente, acho oportuno regressar a esta escrita. Agora e durante uns tempos mais voltado para as políticas educativas do que para o funcionamento de uma escola em si, portanto para uma análise mais micro.

De qualquer maneira é do conhecimento público que esta nova escola é uma escola que inflaciona notas, pois apareceu na lista deste tipo de escolas. Por outro lado, é uma escola em que há uma burocracia mais pesada do que estava habituado. Para já é o que vou adiantar.

Sobre as políticas educativas, estamos numa altura de viragem, com a nova aliança de esquerda e esperemos que chegue a ser governo, o que está nas mão do PR. Contudo, este novo acordo permite hoje traçar uma nova clivagem mais ideológica entre esquerda e direita (tema que abordei no meu blog abelhudo-economicus) com reflexos na educação. A consulta do programa de governo do PS permite antever algumas mudanças de política, como a redução do número de alunos, a redução das cargas horárias dos alunos, maior articulação entre ciclos, o fim da requalificação dos professores. O maior respeito e consideração pelo trabalho deve orientar este governo a tratar com mais respeito os professores e isso deverá ser positivo.

Mas o mais importante é a educação ser encarada como um elemento importante na igualdade de oportunidades e não como algo que se pode mercantilizar e dar-se primazia ao privado em prejuízo do público, como acontece com a manutenção de contratos de asociação mesmo onde há excesso de oferta nas escolas públicas.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.